-
Abr
10
2019
ACSP/Facesp: cadastro positivo possibilitará mais crédito e menos juros ao consumidor
ACSP/Facesp: cadastro positivo possibilitará mais crédito e menos juros ao consumidor
São Paulo, 8 de abril de 2019. O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait, comenta a sanção da nova lei do cadastro positivo. “É uma notícia auspiciosa. O cadastro positivo ajudará muito no desenvolvimento e no crescimento do País, num momento em que o Brasil está precisando”, diz Cotait, que, quando senador (entre 2010 e 2011), foi um dos responsáveis pela aprovação do primeiro projeto de lei sobre o cadastro positivo.
“É um avanço na indústria de informações de crédito. Em todo o mundo já se utiliza o cadastro positivo para orientar a oferta de crédito; e isso leva não apenas a uma qualidade maior, mas também a uma ampliação da oferta de crédito”.
Para ele, o instrumento tem, entre outras virtudes, a redução do spread bancário. “Como se passa a avaliar qual é o score, ou seja, o comportamento do cidadão em relação a seus compromissos de pagamento, ele deve resultar em diminuição da taxa de juros”, diz Cotait.
Após ser aprovado nas duas maiores casas legislativas dos País, o texto que estabelece a inclusão automática dos consumidores no cadastro positivo foi sancionado hoje pela Presidência da República em evento no Palácio do Planalto, com presença do vice-presidente da ACSP Walter Ihoshi.
No cadastro negativo, modelo vigente até então, se o consumidor esquecesse de pagar uma conta de luz, ele era negativado e ficava sem acesso a crédito. “O problema é que isso não representava, de maneira verdadeira e real, o histórico da pessoa em relação a seus compromissos de pagamento. Com o cadastro positivo, por outro lado, as empresas que fornecem crédito terão condições de saber que o não pagamento de uma conta pode simplesmente significar um atraso pontual de um consumidor com um longo histórico de quitações em dia. Por isso, muitos que hoje estão negativados pelo sistema voltarão a ter crédito por causa do cadastro positivo”, finaliza Cotait.
Fonte: Imprensa ACSP